A SIC mostrava ser uma estação que pautava pela jovialidade e tentava agradar ao público jovem masculino das mais diversas formas. Uma dessas tentativas foi num programa que era transmitido diariamente pela hora de almoço, Os Donos do Jogo, apresentado por um jovem que dava os primeiros passos na TV Nacional, o Jorge Gabriel.
Foi no ano de 1994 que demos conta deste programa, logo a seguir ao Primeiro Jornal por volta das 14h, e rapidamente começou a ser motivo de conversa na escola pelo pessoal que ia almoçar a casa e conseguia acompanhar uma edição. O programa foi imaginado por Pedro Bordalo Pinheiro e conquistou um lugar nas audiências devido a apelar a algo tão comum no público masculino, o conhecimento que temos sobre Futebol.
O conceito era simples, 2 jogadores respondiam às perguntas de Jorge Gabriel numa tentativa de marcar golo ao seu adversário. O jogo era mostrado num computador em que as duas equipas dos concorrentes apareciam numa táctica, normalmente o 4-3-3, e o grau de dificuldade era conforme esse nível de jogadores (no meio-campo era de nível 3 por exemplo). Cada resposta certa avançava os jogadores em campo até que estes marcassem o esperado golo.
O equipamento das equipas era conforme as preferências clubistas e assim em casa também dava para escolher por quem queríamos torcer. Como em todos os programas de perguntas e respostas dava sempre para rir quando falhavam as fáceis, ou para nós tentarmos também respondermos primeiro do que eles.
A pensar nisso chegou a existir uma versão caseira deste jogo, mas não obteve assim muito sucesso. O mesmo não se aplica ao programa que teve mais de 600 edições durando quase 4 anos, de 1994 a 1997.
2 Comments
Lembro-me desse programa, mas era raríssimo ver por causa da hora… já trabalhava!
😀
Abraço
ahaha pois e sem folgas rotativas ou box's que gravavam só se usasses o vídeo 😛