O Sábado de manhã era mágico na década de 70 e 80, podíamos chorar e não querer acordar cedo durante a semana para ir para as aulas, mas ao Sábado e sem a ajuda de ninguém, levantava-mo-nos com as galinhas e ligávamos a TV, muitas vezes com a Mira Técnica ainda no ar (e em algumas ocasiões não iria acabar tão depressa). E isso tudo porque a RTP teve sempre (no Canal 1) grandes blocos de desenhos animados, como o Juventude e Família onde foi transmitido o Francófono Clémentine.
O seu criador, Bruno-René Huchez, baseou-se na sua infância, já que uma doença que o confinou a uma cama e a sua mãe contava-lhe histórias de encantar que o deixavam a sonhar entrando nessas mesmas histórias.
Clémentine mostrava as aventuras de uma menina muito alegre e sonhadora, filha de Alex Dumat um famoso piloto Francês. Numa viagem com o seu pai, ela sofre um acidente provocado pelo demónio Malmoth, que continuará a perseguir a pobre Clémentine para todo o sempre, mesmo com o acidente a deixá-la paraplégica. Ela conta então com a ajuda da fada Hemera, que a protege com uma esfera azul que a permite entrar nos sonhos onde pode andar e viajar pelo tempo e pela história da Terra.
Durou 3 anos, de 1985 a 87, com duas temporadas, uma com 26 episódios e a outra só com 13 sendo transmitido pela RTP em 1987 na sua versão original Francesa com legendas em Português. Eu gostava bastante da música do genérico e dos episódios em geral, eram bastante animados e com alguma acção até, apesar da protagonista ser uma menina e parecer um desenho animado mais para meninas, mas ele tinha um pouco de aprendizagem à mistura, já que as viagens envolviam em alguns episódios personagens históricos e momentos marcantes da nossa história.
3 Comments
Lembras-te de sequências da abertura de emissão da RTP nos anos 80/90? E aquela do Canal 1 nos primeiros anos 90 com a mira técnica a desmontar-se? E o facto chocante de haver missa após o Juventude e Família? E das miras técnicas cheias de estilo da TVI? E das antigas televendas da Ideia Casa com aquele mítico jingle? É lógico! Lembras-te de tudo isto mencionado neste comentário?
Disso só não tou a ver isso do Juventude e Família
Conto uma história: isso do juventude e família aos domingos ia das 9 até às 11, quando dava a missa. Aos sábados creio que dava até às 12. Mas como nasci nos 90, aquilo da Ideia Casa (trens de cozinha com a Filipa Vacondeus) tinha um jingle que era:
PEGUE NO AUSCULTADOR, IDEIA CASA, AO SEU DISPOR!
Há pessoas a falarem deste jingle na net, mas não há um registo audiovisual deste jingle. Mais: com este jingle, tinha eu um sério caso de Mondegreen: em vez de "auscultador", eu percebia (quase) "lojotador". E disso de inícios de emissão da RTP nos anos 80/90 não parece haver registo nenhum (nem daquele da mira técnica a desmontar-se), excepto uns do segundo canal nos primeiros 90.