Competente e Descarada (The Nanny) foi uma daquelas traduções que apesar de não ter a ver com o título da série no original, acaba por ser muito feliz já que tem muito a ver com o que acontece na série e acaba por dar até mais piada à coisa toda. Foi mais uma daquelas séries do período dourado da TVI, era transmitida aos sábados de tarde e conquistou-nos a todos com o humor da série e com o peculiar riso da protagonista.
Fran Drescher era Fran Fine, uma judaica solteira e desbocada acaba por ter sorte quando bateu à porta do Milionário Maxwell Sheffield (Charles Shaugneesy) e tem a oportunidade da sua vida quando este lhe oferece o emprego para ser Ama dos seus 3 filhos. A piada vinha muito do contraste das personalidades de Fran, uma pessoa simples, honesta e dizendo tudo o que pensa, e das da família de Maxwell, pessoas ricas, habituadas a tudo de bom na vida e que não tinham contacto com a realidade do mundo lá fora.

Ria-me bastante com as situações da série e em especial com a guerra entre dois personagens secundários, o mordomo Niles (Daniel Davis) e a secretária de Maxwell, C.C. Bacock (Lauren Lane) que apesar de se odiarem e estarem sempre às bocas um para o outro, acabam por se juntar nas últimas temporadas seguindo assim o caminho das duas personagens principais que acabaram por se juntar também.
Os três filhos de Sheffield eram parte integrante do elenco e interagiam bastante com Fran que acabava por lhes dar bons conselhos apesar de por vezes serem de uma forma algo radical. Margaret (Nicholle Tom) era a mais velha, a que dava algum trabalho por estar na adolescência, Brighton (Benjamin Salisbury) era o filho do meio, algo rebelde e o típico rapaz em crescimento e por fim tínhamos a Grace (Madeline Zima), a mais nova e que achava muita piada às coisas que Fran dizia e aos seus familiares algo excêntricos (anos mais tarde podemos apreciar o crescimento desta rapariga com a sua presença em Californication).
A série teve 6 temporadas, de 1993 a 1999, com 146 episódios que animaram as nossas tardes e que divertiram pessoas por todo o mundo e que levou inclusive a que alguns Países criassem as suas próprias séries baseadas neste conceito. Adorava logo o genérico, que explicava o conceito da série em poucos minutos, com uma música divertida e uma animação interessante, adorava os conflitos entre alguns dos integrantes da série e das expressões faciais e riso exagerado da Fran. A série não envelheceu muito bem, mas ainda tem alguns bons momentos e em especial nos diálogos da série que eram muito bem escritos.









Esta foi uma série fixe, sim. Divertia-me bastante a ver a ama com voz de bagaço e se bem me lembro com uns peitorais avantajados!
LOL
era mais mini saia ela 😀 pernão lol
Ou isso… lembro-me que havia uma parte do corpo dele que de vez em quando aparecia mais a descoberto!
😀
O Cartoon Network faz hoje 20 anos nos EUA!
—
Eu há alguns tempos vi um excerto na SIC K na casa dos meus tios. Era legendada, mas tinha uma tradução do título original.
A primeira série passou em Portugal sob o título "Feita à medida", mas a partir da segunda série mudou-se para este título.
Revi esta série quando esteve no pacote de video da Zon e fiquei agradavelmente surpresa. Na minha mente, era uma série virada para o público infantil, juvenil… mas nada disso! É até bem adulta, repleta de referências sexuais normalmente que diziam respeito à carência de Fran e à da desesperada CC Babcock 🙂