No começo da década de 90 o Eurodance estava em força e Portugal devorava hit após hit deste género musical que produziu a música Saturday Night, da cantora Dinamarquesa Whigfield. Portugal inteiro dançou a coreografia da música e a artista chegou a vir ao nosso País para alguns shows ao vivo e chegou a gravar uma música com a banda Santamaria.
Sannie Charlotte Carlson nasceu a 11 de de Abril de 1970, e após passar parte da sua juventude no continente Africano, decide voltar à Europa para se aventurar no mundo musical sob o pseudónimo Whigfield. Ela tinha várias músicas tocadas em diversas discotecas, mas foi no verão de 1994 que explodiu com o sucesso Saturday Night, que mostra uma jovem a preparar-se para ir arrasar na noite de Sábado e com a batida própria da Eurodance com 2 produtores Italianos a darem o tratamento necessário à música.
Whigfield era bonita e carismática, o seu sorriso cativava logo todos no videoclip e uma coreografia inventada para a música ajudou-a a popularizar-se entre todos naquele verão de 94, apesar de ser mais uma artista acusada de não cantar as suas canções já que sempre se apresentou com playback e o escândalo Milli Vanili ainda estava muito fresco na mente de todos. Portugal não se importou com isso, e no final da década de 90 a artista editou uma música com o grupo Santamaria, mostrando assim que também podia cantar, mas há nunca mais teve um sucesso como o de Saturday Night.
Lembro-me que adorava o começo da música com o “dee dee na na” e era das poucas coisas que conseguia “dançar” já que era uma coreografia fácil e excelente para a “palhaçada”. Era uma das mais passadas na Rádio Cidada e das que eu mais ouvia numa k7 Top Star que tinha com várias músicas do género.
Dee, dee, na, na, na
Saturday night, I feel the air
Is getting hot like you baby
I’ll make you mine you know
I’ll take you to the top, I’ll drive you crazy
Saturday night, dance, I like
The way you move, pretty baby
It’s party time and not one
Minute we can lose, be my baby
Da, ba, da, dan, dee, dee, dee, da
Nee, na, na, na be my baby
Da, ba, da, dan, dee, dee, dee, da
Nee, na, na, na, pretty baby
Saturday night, I feel the air
Is getting hot like you baby
I’ll make you mine you know
I’ll take you to the top, I’ll drive you crazy
Saturday night, dance, I like
The way you move, pretty baby
It’s party time and not one
Minute we can lose, be my baby
Saturday night, dance, I like
The way you move, pretty baby
It’s party time and not one
Minute we can lose, be my baby, ooh, ooh
Saturday, Saturday, Saturday night, Saturday night
De, dee, na, na, na
14 Comments
A modelo Sannie Carlsson, apresentada como a identidade de Whigfield, nunca cantou nas gravações de estúdio. A verdadeira cantora, com voz passada por vocoder para ficar mais aguda, é Annerley Gordon, uma inglesa radicada em Itália. O celeuma foi causado quando o produtor e compositor Alfredo Pignagnoli usou exactamente a mesma voz para a música "Nasty Girl", mas no projecto Ally & Jo, que tinha duas pessoas na capa do CD.
A voz de Gordon, com a mesma frequência de vocoder, tinha sido usada no single "Try Me Out", de Lee Marrow feat. Charme. Para desassociar a voz de Gordon de uma música previamente existente, Pignagnoli pediu a Francesco Bontempi (Marrow) para regravar a música no projecto Corona, para o qual a modelo Olga de Souza era usada, mas a voz do projecto era de Sandra Chambers, com excepção do primeiro single, de Giovanna Bersola.
Lembro-me tão bem. Cada verão havia um hit. Acho que depois dela foi a Macarena dos Los del rio.
Isto passou-me completamente ao lado!
😀
Não me lembro sequer de ouvir falar disto!
ahahahahha
O teu banner ficou muito fixe, embora aquele verde ainda não me satisfaça…
😉
Agora só falta personalizares o "Favicom" do Blogger!
😀
Yep Corona foi outra do mesmo naipe lol mas o pessoal cagava nisso, só os Milli que deu bué barraca.
Foram fortes os verões.. esta, o bicho, macarena, a bomba.. farei posts aos poucos de todas
lol porra nem ouviste a música? tavas muito isolado 😀
Obrigado 🙂
Ó Hugo, tira isto!
(From: http://www.elyrics.net/read/w/whigfield-lyrics/saturday-night-lyrics.html)
É o que dá por fazer copy-paste às pressas!
Sannie é a verdadeira voz de Whigfield, nada do que foi dito é real.
Isso não passou de boatos sem evidencias, Annerley Gordon conhecida por Ann Lee, é sim uma grande vocalista e usou seus vocais em vários projetos da Eurobeat e Eurodance porém nunca foi vocalista do projeto Whigfield, que na verdade é liderado somente por Sannie Carlson e Larry Pignagnolli o atual marido da cantora.
Assim como Annerley contribuiu com Sannie nas composições, em 2007 Ann Lee lançõu um album estipulado de "So Alive" cujo também houve participação de Sannie Carlson nas composições e produção. Portanto nada do que foi dito é real. Dúvidas contatar, sou do fã club official.
Sannie Carlson foi modelo antes de se tornar Whigfield e somente pra pagar as contas, pois veio de uma família simples.
Ela não vive mais disso a mais de 20 anos, e ainda continua na ativa e fazendo muito sucesso. Porém o Brasil não investe mais eu eurodance e sim nesses pop's chatos atuais.
Sannie Carlson também emprestou seus belos vocais para vários Djs usando o nome de "NAAN" um projeto relâmpago.
Benny Bennasi, I Favretto, Malomodo, Manofono, Pochill, Oral Tunerz, Bennasi Broz, D-Bag, Auxman, e muitos outros…
Recentemente Whigfield (Sannie) lançou 4Ever, e Jeg Kommer Hjem singles extraidos do seu último album "W" no Itunes pode comprar as 4 versões do album já com remixes e instrumental.
Kkkkkk imagino a cara das pessoas vendo Sannie ter que regravar estes sons e se apresentar agora com uma voz totalmente diferente das gravações. Eis uma provaque a voz é de Ann Lee https://youtu.be/iolZBZXG_Tc
Boas Edy!
Sei que este post já tem uns aninhos mas sabes como posso me inscrever no clube oficial de fans da Whigfield?
Sannie mandou bem no quinto album W. Dando uma vibe mais Eletro Pop e maturidade as músicas. Não deixou nada a desejar e ignorar isso é uma grande ignorância pra quem se diz gostar de música.