Nico D’Obra foi mais uma sitcom protagonizada por Nicolau Breyner e transmitida pela RTP na década de 90. Foi um dos melhores programas deste actor, rodeado por um elenco fantástico e um conjunto de artistas convidados de muita classe numa sitcom que era bem engraçada.
A série foi criada por Mário Zambujal, e transmitida entre 1993 e 1996 com 113 episódios que mostravam as aventuras de 2 casais vizinhos e amigos na cidade de Lisboa. Nicolau Breyner era Nico, um motorista de táxi que fervia em pouca água e tinha sempre umas ideias mirabolantes para um dinheiro fácil muito para desespero de Alice (Ana Zanatti) a sua esposa, mais calma e inteligente que o seu marido.
Nando (Fernando Mendes versão magra) era o melhor amigo de Nico, que ia sempre na conversa dele e nos estratagemas que Nico inventava e depois tinha que ouvir a sua mulher Lila (Rosa do Carmo) que era muito amiga de Alice.

A série era transmitida pelas 22h30, e destacava-se pelo bom humor destes 4 protagonistas que tinham uma química fantástica que ajudava a prender o telespectador ao ecrã. O facto do programa ter convidados como Rui mendes, Sofia Sá da Bandeira, Antonio Cortez entre outros também ajudava à qualidade da série que ainda hoje pode ser vista na RTP Memória.
2 Comments
A série era a adaptação de uma sitcom americana dos anos 50, "The Honeymooners"
Nós cá era sempre quase tudo adaptado, mas para mim esta foi daquelas que pouco tinha da sua "original" a não ser a premissa dos 2 casais vizinhos.