Os programas de culinária voltaram a estar na moda nestes últimos anos, mas na década de 80 eles também eram uma parte importante da programação da RTP, chegando a haver aqueles dedicados ao público infantil como era o caso do Sebastião Come Tudo.
Lembro-me de acordar aos Domingos de Manhã e ver este programa, que era apresentado pelo Manuel Luís Goucha e para além das receitas, mostrava o apresentador em amena cavaqueira com um boneco que representava um típico Português. Manuel Luís Goucha já tinha entrado no território das receitas infantis no programa Gostosuras e Travessuras, mas foi em 1986 que ele chegou mais perto desse público que se divertia com as tropelias e respostas do boneco.
O programa tinha convidados, normalmente actores, que interpretavam uma personagem que tivesse a ver com o tema do programa e depois passava-se às receitas que eram simples e que permitam às crianças interagir com o apresentador/cozinheiro e participar também nas receitas. Domingo era dia da carrinha do Padeiro, e lembro-me de estar a ver isto e à espera que a carrinha apitasse para ir buscar o pão e uns bolos ferradura para mim.
O tema do programa é daqueles que ainda hoje está na mente de todos, tinha a letra do José Jorge Letria e música de Tó Serqueira. No caso do boneco era o actor Pedro Wilson que o manipulava e lhe dava voz, e foi um programa que marcou época apesar de não saber quanto tempo ele esteve no ar.
Letra
Sebastião come tudo tudo tudo tudo.
Sebastião come e sabe o que quer.
Sebastião não quer ser um barrigudo,
lava as mãos e come sempre com talher.
Sebastião come tudo tudo tudo tudo.
Sebastião come e sabe o que quer.
Sebastião não quer ser um barrigudo,
lava as mãos e come sempre com talher.
Sebastião come tudo tudo tudo tudo.
Sebastião come tudo tudo tudo tudo.
Sebastião come tudo tudo tudo tudo.
Sebastião como tudo tudo tudo tudo.
6 Comments
Goucha com bigode – um gentelman
Goucha sem bigode + Crstina Ferreira – um ganda maluco!
É verdade Mafalda 🙂 E ainda houve ele com a Teresa Guilherme 😀
Isso da Teresa Guilherme foi uma dita "publicação" cor-de-rosa que os "casou" em 1991, na altura já começavam os mexericos que ainda hoje duram…e duram…
Sim mas eu falo dele com ela a apresentar um programa, assim como ele apresenta com a Cristina
Noooossa! Como eu achava o Goucha ríspido com as crianças! Via-se bem que não tinha tolerância alguma. Agora pode estar mais tranquilo e ter amadurecido, mas na altura… Com gajos é preciso mesmo mais idade eheh! 😉
Era a sua fase séria e sóbria lol