Havia muito o hábito de coleccionar coisas nos anos 80, e um dos maiores expoentes disso era as colecções de Calendários de Bolso. Existiam para todos os gostos, desde Desenhos animados a séries de TV, passando pelo Futebol ou marcas comerciais conhecidas, tudo servia para aparecer num calendário no final da década de 80.
Em 1987 eu era possuidor de uma bela colecção de Calendários de bolso, e era uma das coisas que mais gozo me dava fazer, tanto o procurar os calendários para a colecção, como o sentar-me e olhar para eles. Era daquelas coisas que mesmo uma pessoa de poucas posses como eu podia fazer com algum sucesso, eles não eram nada caros e encontravam-se um pouco por todo o lado, desde papelarias a quiosques de rua, passando pelas feiras que existiam nas nossas localidades.
Cheguei a ter tantos calendários que o problema era onde os poder guardar, eles já estavam por todas as gavetas que eu tinha disponíveis, aqueles que eu mais gostava iam para os dossiers onde eu os guardava numas micas próprias que se compravam e onde se podiam acomodar de uma forma apelativa ao olho, outros eu guardava numas caixas de charutos e cigarrilhas que o meu pai arranjava com facilidade.
Thundercats, Bravestarr, Defenders of the Earth, Alf, Justiceiro, Sporting Clube Portugal foram algumas das que tive completas ou quase completas. Um dos melhores locais para conseguir estes calendários, era num Quiosque que existia perto da estação da CP de Cascais, no lado de fora. Não me lembro já os valores, mas não eram nada do outro mundo e costumava sempre vir bem aviado numa visita a esse Quiosque.
Aproveitando esta Febre, várias empresas ofereciam destes calendários, lembro-me que o Banco Espírito Santo costumava dar vários ao meu pai e iam desde filmes do Stallone a séries de TV da actualidade. Coleccionar Calendários fez parte da minha vida de 1986 a 1991, depois fui acalmando um pouco nesta febre até que deixei de comprar e deixei de ver também nos meus amigos esta procura por algo que há uns anos atrás fazia a nossa felicidade.
15 Comments
ahahhahahha
Eu tinha montes deles! Assim como isqueiros e caixas de fósforos e latas!
😀
Por acaso tenho alguns que me ofereceram há anos guardados…não são muitos, apenas 32, e estava a pensar vendê-los ou trocá-los, pois já não tenho qualquer interesse neles. Se alguém estiver interessado, diga kkl coisa!
Por coincidência fui ontem resgatar da arrecadação a minha antiga colecção de calendários 🙂 Completa creio que não devo ter, ainda não acabei de catalogá-los. Comprava bastantes quando ia a Lisboa (finais 80/inicio 90) em viagens de compras 🙂
hás-de tirar fotos e colocar lá no Facebook 🙂
São do quê, Mafalda?
Ando a passá-los no scanner 😀
Também tenho a minha colecção de calendários. Alguns guardados nas respectivas micas (2 dossies cheios) e o resto em caixas. Mas ainda me lembro de andar de loja em loja a pedir calendários.
Variados temas, desde signos, desenhos, marcas e locais de empresas, como pastelarias, Disney e filmes!
Também tinha essa mania de coleccionar calendários, etc…mas com as mudanças de casa, numa das minhas arrumações acabei por os deitar fora. Hoje estou arrependida!!!
É sempre assim 🙁
boas…
eu tenho calendários para trocar pois eu sou colecionadora
Olá!
Só para dar a conhecer. Talvez encontre alguma coisa interessante para as suas colecções.
http://www.bialto.pt
Com os melhores cumprimentos
Tenho milhares deles para vender
Quer vender
QUER VENDER 41988977601