Grande Noite foi um dos programas do La Féria para a RTP, numa altura em que ainda se dava a devida importância ao teatro e a este tipo de espectáculo de variedades. Com uma mistura de actores veteranos e novatos, o programa foi do agrado de Portugueses e deu início a uma série de colaborações do Encenador com o canal estatal.
Era um programa de variedades, com sketchs a ver com a produção do programa, e com cenas ao estilo do teatro de revista em cima do palco. Logicamente que isso tudo também envolvia muita música, muita dança e com cenários e roupas muito espalhafatosas ao estilo do La Féria. Eu gostei muito deste programa, na altura andava em teatro e tinha ainda mais interesse em ver isto, mas a verdade é que os textos eram bastante interessantes e as actuações eram por vezes acima da média.
Para além de actores veteranos e consagrados como José Viana ou Carlos Quintas, ficámos a conhecer pela primeira vez na Televisão (em grande destaque) nomes como o Joaquim Monchique ou o João Baião, 2 actores brilhantes que tiveram assim o reconhecimento por parte do público e começaram uma carreira na Televisão que perdura até hoje.
Um programa divertido, interessante e que promovia um produto tão tipicamente Português. Pode-se ver ainda na RTP Memória de tempos a tempos. Foi transmitido pelo Canal 1 em horário nobre, dava uma vez por semana (à Quinta acho ou então Terça) e esteve no ar entre 1990 e 1993, abrindo espaço para outros programas do género na RTP.









Recentemente gravei um programa do Grande Noite. Vi uma promo da passagem de ano de 1992 para 1993 no canal do LUSITANIATV e fiquei com curiosidade, porque o mesmo também mostrava uma paródia aos Simpsons, e queria ver como era esse espectáculo. Sorte é que na passagem de ano 2012 para 2013 a RTP Memória emitiu o Grande Noite de 1992 para 1993 e eu deixei a gravar porque fui passar a passagem de ano fora de casa. Quando cheguei no dia a seguir, revia aquilo e adorei imenso. =D