… da Moeda de 100 Escudos
03/04/2013
… dos 4 Ases
05/04/2013

… do Quadro do Menino da Lágrima

Todos nós tínhamos um parente que tinha um quadro do menino da lágrima na parede, no meu caso era a minha Avó que tinha este peculiar quadro que fascinou tanto português na década de 70 e 80, e que os levou a comprar o quadro e a levar para casa.

Giovanni Bragolin era um pintor Italiano responsável por uma série de quadros chamada “Quadro das crianças que choram/ Crianças chorando”, mas que em Portugal ficou pelo nome de o Quadro do Menino da Lágrima. Segundo a lenda e os boatos da altura, o próprio Bragolin afirmou uma vez na Televisão que tinha feito um pacto com o demónio para ter sucesso e fama imediata, e que foi esta série que lhe proporcionou isso.

Por isso há pessoas que também afirmam estes quadros estarem cheios de mensagens subliminares ligadas ao demónio, e não ajudou o facto de em Inglaterra um bombeiro ter afirmado que num grande incêndio as únicas coisas que não queimavam na casa eram os quadros desta série de Bragolin. O jornal The Sun publicitou isso e ajudou a promover a fama de quadros ligados ao Satanismo. O pintor chegou a ir ao programa Fantástico no Brasil a publicitar um pouco essa fama de modo a vender ainda mais quadros.

Seja como for era um Quadro um pouco deprimente, ter ali uma criança a chorar a enfeitar a parede nunca me pareceu uma boa opção, mas era um must na decoração das casas e assim foi durante 2 décadas.

4 Comments

  1. Anónimo diz:

    O mais curioso é o facto do pintor ter ido ao programa Fantástico no Brasil, facto esse que nunca foi confirmado, ou seja, muitos não acreitam nem nunca viram. É como o boato do Batatinha e Companhia à porrada que muitos dizem ter visto ao vivo, mas não há provas nem vídeos disso ter acontecido.

  2. Hugo Silva diz:

    Verdade, eu bem procurei por bragolin fantástico e não vi nada 😀 e iso do Batatinha é também um dos maiores mitos LOL

  3. Paulo diz:

    Felizmente, ninguém da minha família teve este quadro, mas cheguei a vê-lo em casas de amigos dos meus pais.

  4. Unknown diz:

    ahahaha pois é verdade!! Cresci com um destes na minha casa!! Estava na Sala! 🙂
    Nunca senti nada de demoniaco… qdo eu contar á minha mãe (que entretanto conseguiu vender esta 'preciosidade' vai-me já dizer que sentia que estava sempre azarada e que a culpa era do FDP do menino da lágrima, tadinho!! lolol
    Enfim… Como eu gostava de reviver a minha juventude junto deste quadro outra vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *