Os Muppet Babies (ou os Marretinhas) foram os responsáveis pela onda de desenhos animados com versões infantis de personagens famosas, já falei aqui dos da Pantera cor de Rosa, mostrando-nos a maior criação de Jim Henson numa versão infantil e em Desenho animado.
Transmitida pela CBS, a série teve bastante sucesso tendo direito a 8 temporadas num total de 107 episódios que foram emitidos entre 1984 e 1990. Em Portugal foi transmitido pela RTP aos Sábados à tarde em 1986, numa versão original legendada em Português. O programa foi produzido pela Jim Henson company e Marvel Productions, sendo escrita pelo próprio Jim Henson e dirigida por John Gibbs que mantiveram o espírito dos Marretas originais nestas suas versões infantis, mas conseguindo mesmo assim que estas tivessem um carisma e uma vida própria.
Os Marretinhas misturavam o desenho animado com imagens reais, normalmente de filmes ou de situações históricas bastante conhecidas por todos, o mundo era mostrado de um ponto de vista infantil, ou seja de baixo para cima, fazendo com que quase todos os objectos parecessem enormes. Um simples Sofá ficava enorme, e no caso da Ama (única personagem adulta regular) nem se via a cara dela, apenas a parte inferior do seu corpo (algo depois repetido em alguns cartoons como o Cow and Chicken).

Os bebés tinham uma imaginação muito activa e embarcavam frequentemente em aventuras por mundos imaginários e situações perigosa de onde eram eventualmente salvos quando uma qualquer eventualidade exterior à história – muitas vezes o aparecimento da Nanny que vinha indagar o motivo de tanto barulho – os trazia de volta à realidade, mostrando que, por exemplo, uma lula gigante que os tinha presos nos seus tentáculos era, na verdade, a extremidade inferior de uma cortina.
Por vezes filmes clássicos eram parodiados neste desenho animado, desde Star Wars a Indiana Jones passando por filmes antigos como Casablanca. Isto tudo retratando uma situação normal na vida de uma criança, como o medo de ir ao dentista ou as perguntas básicas de “de onde vem isto?” ou então em alturas naturais do dia a dia, como o abrir de um armário escuro que quase sempre significava que sairia algo de dentro desse mesmo armário.
O programa foi idealizado em parte pelo sucesso de uma cena no filme “The Muppets take Manhattan“, onde Miss Piggy sonhava com a sua vida com um sapo Cocas adulto, e assim neste desenho animado mostravam todas as potencialidades da imaginação de um marreta, neste caso de um marretinha.
Eu gostava bastante disto, desde o seu genérico animado passando pelas cenas a parodiar os filmes clássicos, o humor do programa era ao nível dos programas originais. Não admira o sucesso que isto tivesse tido, não sei quanto tempo foi transmitido pela RTP, mas lembro-me de ver isto aos Sábados à tarde pelo menos a dada altura da década de 80. Podiam editar isto em dvd ou repetir num dos canais infantis, penso que ainda se vê muito bem hoje em dia.
1 Comment
Adoro os muppets…os babies e os outros 🙂