Ainda sou do tempo de se lavar muita da roupa à mão, e um dos objectos mais importantes para isso era o Tanque para Lavar a Roupa, algo robusto, de cimento e que existiam na grande maioria dos quintais na década de 80 e que por vezes serviam para diversas outras coisas, tornando-o num objecto multiusos e muito prático.
Havia um no quintal da minha Avó e outro no meu quintal, ambos eram usados com alguma frequência mas nem sempre para os mesmos objectivos. O da minha casa era aproveitado para eu tomar banho quando era criança e vinha da praia, para lavar cobertores e tapetes ou os animais de estimação, enquanto que o da minha Avó era bastante usado para a sua função principal, o de lavar a roupa.
Era uma estrutura sólida, com 4 pés, um buraco no seu interior onde se colocaria a água e um “tapete” em relevo, onde se esfregava bem a roupa de modo a tirar toda a sua sujidade. De lado tinha um espaço à medida para colocar uma barra de Sabão Azul e Branco, a arma preferida das mulheres do antigamente para todo o tipo de coisas.
Existiam os tanques comunitários, do mesmo género mas em tamanho gigante, mas nos anos 80 já só eram usados para os grandes artigos ou para as vizinhas conviverem alegremente e pôr a conversa em dia. Tenho saudades de ver este artigo em todos os quintais, mesmo que para o final fosse usado apenas para armazenar artigos no seu interior. Um objecto que marcou tantas gerações e que era um grande auxiliar para a poupança das despesas da casa.
6 Comments
E carregar um "coiso" destes para um 2º andar??
hã??
😀
se fosses doido o suficiente lol
Txiii os tanques de cimento, já me pôs em modo nostálgico!
Em casa da minha avó ainda há lá um desses, e ainda serviu para muitas brincadeiras em criança. Em minha casa há um mais "fancy" e modernaço em cerâmico branco, mas o princípio é mais ou menos o mesmo, e ainda tem bastante uso nos dias que correm.
Tropas e aquele boneco laranja que nadava era do melhor
E eu do tempo de lavar no rio!! Tst! Fiz um post sobre isso…
ehehehe pois no interior de Cascais não havia rios