Sempre gostei de ver guarda-redes jogarem, adorava a elegância de alguns destes jogadores e do quão preponderantes eram para o sucesso de uma equipa. A dada altura apanhei muitos dos melhores nessa posição, e Andoni Zubizarreta é sem sombra de dúvidas um membro dessa elite, um senhor entre os postes e um mago na arte das grandes defesas.
Andoni Zubizarreta nasceu a 21 de Outubro de 1961, em Álava começando a dar nas vistas na década de 80 onde passou 6 temporadas ao serviço do Atlético de Bilbau, chamando assim a atenção do colosso Barcelona que o contratou em 1986 por um valor recorde para um jogador naquela posição (actualizando o valor dá mais de um Milhão e meio de Euros), que foi assim substituir o eterno Urruti, conseguindo conquistar os adeptos e os treinadores e falhando apenas 4 jogos nos quatro campeonatos consecutivos do clube Catalão.
Foram quase 10 anos no colosso Espanhol, saindo apenas em 1994 e acabando a sua carreira (ainda em alto nível) no Valência. No clube Catalão foi um dos esteios da Dream Team de Cruyff, formando com Ronald Koeman uma defesa sólida que tentava proteger a baliza numa equipa que privilegiava o ataque. Os dois foram protagonistas na vitória histórica em Wembley, com cortes precisos e defesas magníficas.
Foram quase Mil jogos oficiais, um total de 950 jogos sendo que 622 foram na primeira divisão, um recorde ainda em vigor nos dias de hoje. Na selecção também foi titular indiscutível, estando presente em 7 grandes competições e sendo o dono da baliza em 6 delas. Foram 4 Campeonatos do Mundo e 2 Europeus, onde marcou presença e tentava ajudar a selecção Espanhola a atingir os níveis que esta nunca conseguiu chegar. Chegou a ter o recorde de mais jogos sem sofrer golos pela selecção, até Iker Casillas bater esse valor em 2011.
Extremamente seguro entre os postes, tinha uma voz de comando insuperável e por vezes conseguia defesas quase impossíveis. Tive a felicidade de poder acompanhar muito da sua carreira e vibrar com as suas exibições.