… do Professor Pardal
27/08/2014
… dos Supertramp
02/09/2014

… do Tollan

Foi um dos símbolos de Lisboa dos anos 80, um porta contentores Inglês que naufragou no Rio Tejo e ali ficou durante muito tempo. O Tollan fazia já parte da paisagem, pessoas iam para a margem do rio só para poder vislumbrar melhor a parte do barco que aparecia acima da água.

MV Tollan era um porta contentores Inglês que naufragou no rio Tejo (à frente do Terreiro do Paço), depois de ter chocado com o navio cargueiro Sueco Barranduna, a 16 de Fevereiro de 1980. Desse naufrágio morreram 4 pessoas (dos 16 tripulantes), e ficou ali com parte do seu casco à tona, tornando-se um perigo para a navegação.

Mas os Portugueses acharam piada à coisa e “adoptaram” o barco como se fosse uma atracção turística, cafés e restaurantes chegaram a adoptar o nome do barco e todos achavam piada ao facto de ninguém tirar dali aquilo e ficar ali sendo um perigo para os outros barcos que atravessavam o Tejo. Apesar de se ver boa parte do casco vermelho, podia sempre apanhar uma embarcação de surpresa e prejudicar as boas travessias do rio.

Casais namoraram a olhar para o seu casco, gaivotas repousavam alegremente nele olhando para a cidade de Lisboa e os marinheiros odiavam a sua presença e não se cansavam de pedir para que o retirassem dali. Foram precisos 3 anos para isso acontecer, e a Marinha Portuguesa se fartar depois de alguns choques de embarcações, a 2 de Dezembro de 1983.

Tolan foi o nome de alguns cafés/restaurantes, e a prova daquele que foi um dos marcos para os habitantes de Lisboa. O Farol dos Cacilheiros, o porta aviões das gaivotas, só nós para adoptarmos um barco naufragado e termos orgulho de ter aquilo ali no nosso rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *