Commando é um dos filmes mais marcantes da carreira de Schwarzenegger e um dos clássicos dos anos 80 na categoria “mortos e explosões a torto e direito”, um daqueles filmes maus que devorávamos com todo o gosto e que nos recordamos até hoje de algumas cenas ou frases relevantes.
Foi em 1985 que o filme Commando estreou nas salas de cinema, dirigido por Mark L. Lester e com Arnold Schwarzenegger no principal papel, mostrando todo o seu lado musculado e também o seu lado cómico com bastantes tiradas ao longo da película (que ajudaram também a que o filme tivesse mais sucesso do que o esperado). Tornou-se um clássico de VHS que se alugava várias vezes, ou que se via várias vezes depois de se gravar numa Lotação Esgotada qualquer.
Foi assim que eu tive a minha cópia, e com direito a capa da Tv Guia também, e confesso que apesar de não ser muito fã deste género de guerra, adorava a estupidez de algumas das cenas e mais ainda as tiradas cómicas proferidas por um matulão com algum (mas já pouco) sotaque. Outra parte gira do filme é ver a Alyssa Milano novinha como filha de Arnold.
Na história vemos como John Matrix, um oficial reformado (Schwarzenegger) vivia numa cabana isolada com sua filha pequena e tentava fazer tudo de uma forma solitária e usando o seu portentoso físico para derrubar árvores ou caçar alimento.
O problema é quando o vêm avisar que andam a matar pessoas do seu antigo esquadrão, e nesse preciso momento é também ele atacado e vê a sua filha ser raptada.
Os mercenários pretendiam que Matrix leve a cabo um assassinato político, e ele tem que aceitar com receio que façam mal à sua filha. Mas cá fora tenta escapar a esse plano e ele próprio tentar recuperar a sua vida, com a ajuda de uma pobre hospedeira que se vê envolvida nisto tudo.
Depois há explosões e mortes com fartura, Schwarzenegger não tem problemas em bater em tudo e todos, desde polícias a bandidos, e sempre com aquela óptica dos anos 80, de um super homem com força para derrotar uns 10 de cada vez, mesmo que estes estivessem armados e ele não.
Mas ele também sabia se armar, desde grandes metralhadoras, granadas, facas e lança misseis, tudo servia para atingir o seu objectivo de recuperar a sua filhota e voltar à sua vida tranquila. Pelo meio existiam umas tiradas bem forçadas mas que tinham ainda mais piada por causa disso, tanto pelo ambiente do filme como por quem as dizia.