Hoje recordar mais um clássico da editora Verbo, os livros do Petzi. Um pequeno urso de origem nórdica, que fez furor na década de 80, quase todos os que tiveram um livro destes nos anos 70 e 80, guardam com carinho essa recordação.
Carla e Vilhem Hansen criaram Rasmus Klump (nome original) e publicaram a primeira história num jornal da Dinamarca, uma pequena tira com os textos por baixo, a 17 de Novembro de 1951. A mesma teve logo uma grande aceitação e daí para os livros foi um pequeno passo. De ar anafado, Petzi é bonacheirão e, apesar de bem intencionado, coloca-se quase sempre em situações um pouco complicadas, vivendo aventuras bastante animadas. Acompanhado pelos seus amigos Riki (um pelicano), Pingo (um pinguim), Almirante (um leão marinho) e ainda uma tartaruga bebé.
O meu preferido é mesmo o primeiro, Petzi e o seu navio, onde podemos ver ele e os seus amigos constroem um pequeno navio para poderem viver grandes aventuras. Apesar de não ser fã de livros com ilustrações e texto, a construção das histórias dava uma boa fluidez a tudo. Existiam duas variantes, uns mini livros deste género, e uns maiores em estilo banda desenhada, mas sem balões.
A Verbo editou 36 volumes desta colecção, entre 1976 e 1987, com a versão portuguesa a cargo de Ana Paula Guimarães. Para além das aventuras que vivia, todos recordamos da paixão que ele tinha por panquecas, feitas pela sua mãe e que ele devorava de uma só garfada. Eis a lista dos livros:
Quem mais se recorda destes livros? Quais os vossos favoritos?
2 Comments
There’s a throwback. Admito que tentei comprar todos, não me lembro se consegui.
A cena que mais me ficou na cabeça foi ele ter ido a uma montanha com neve (o Everest?) e ter descido com um trenó feito com a neve que ali se encontrava. Durante anos quis fazer o mesmo, teimando contra o meu pai que aquilo ia funcionar. Até que um dia fui à Serra da Estrela e descobri que de facto não lol.
Eu já nasci nos finais dos anos 80, mas tive alguns desses livros. Não sei se foram herdados das minhas primas mais velhas.
O que é certo é que eu adorava os livros e lembro-me das panquecas e das papas de aveia, de que tanto falavam e eu imaginava que seria algo delicioso! 🙂
Há poucos anos atrás o meu namorado fez-me a surpresa de me oferecer 2 livros do Petzi, tanto eu falei neles 🥰
São recordações maravilhosas que tenho do meu avô mos ler e mos arranjar!