Todos aqueles que foram crianças na segunda metade do Século XX, lembram-se bem do entusiasmo que era ao comer o Bolo Rei, só para descobrirmos a quem calharia o brinde, ou então a quem sairia a fava. O valor de ambos era o mesmo, já que os brindes não eram nada de especial, mas a coisa valia pela diversão e emoção de tudo aquilo.
Para percebermos isto, podemos olhar para a lenda, que fala da forma como os três Reis Magos decidiram aquele que seria o primeiro a dar a prenda ao menino Jesus. Escondeu-se uma fava num bolo, e o que calhasse com a fatia “premiada” seria então o primeiro. Pode-se também olhar para o factor histórico, já que foram os Romanos a usar a fava no Bolo, para escolher aquele que seria o rei da festa (nas festas realizadas para celebrar o solstício de Inverno), e que a igreja católica aproveitou para juntar ao conceito todo da natividade. Os brindes vieram mais tarde, e passaram de moedas de ouro a objectos metálicos de valor simbólico..
Por cá, o primeiro Bolo Rei foi apresentado em meados do Século XIX, com o filho do fundador da confeitaria nacional em Lisboa a trazer a receita de Paris. As normas comunitárias fizeram com que se acabasse com a história dos brindes e das favas lá dentro, mas Quem se recorda da brincadeira e alegria que era para ver a quem saía o brinde ou a fava? E quem esburacava o bolo para ver se encontrava algo?
Alguma info retirada de ciclomaluco.blogspot.pt










Saudades…Eu era dessas que nem gostava de bolo rei em crianca, mas gostava de cortar as fatias para ve se descobria o brinde. Actualmente adoro bolo rei e este ano fiz um bolo rainha em casa e decidi colocar um dos brindes envolto em papel vegetal. Guardei todos os que saiam nos bolo reis antigamente e resolvi fazer para entusiasmar as minhas filhas na brincadeira…
Olá onde posso encontrar brindes do bolo rei.
Tenho uma amiga que faz coleção.
Para evitar comer tanto bolo, havia o "mito" de quem encontrasses a fava tinha de pagar o próximo bolo!