Voltamos a um Memórias dos Outros, desta feita Paulo Neto traz-nos as suas lembranças de um programa que passou na SIC, uma mistura de Jogos sem Fronteiras e Gladiadores Americanos, chamado Global Guts. Vamos então ao seu texto.
Após alguma pesquisa, descobri que o tal programa era “Global GUTS” e tratava-se de uma spin-off internacional de “Nickelodeon GUTS”, que como o nome indica era produzido pelo famoso canal infantil americano. O programa começou em 1992 apenas com concorrentes americanos, sendo que dois deles tornar-se-iam famosos: A.J. McLean que faria parte dos Backstreet Boys e Mike Vogel que tornar-se-ia actor, entrando em filmes como “O Massacre do Texas”, “Quatro Amigas e um Par de Calças” e “Blue Valentine”. A apresentação estava a cargo de Mike O’Malley(hoje mais conhecido pelo seu papel como o pai de Kurt em “Glee”) e da britânica Moira Quirk, que também desempenhava a função de arbitragem.
O quinto e último jogo era o mesmo em todos os programas, o Super Aggro Crag (em português a Super Montanha) em que cada um dos três concorrentes tinha um percurso diferente mas idêntico para subir de mais 9 metros de altura e pelo caminho não só tinham que acender várias luzes (tendo que voltar atrás caso deixassem alguma por acender) e passar por vários obstáculos pelo caminho como fumos, tremores e avalanches de bolas. O vencedor deste jogo ganhava 725, o segundo 550 e o terceiro 375.
E porque é que ao ver os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, eu lembrei-me do “Global GUTS”? Porque no final de cada programa, havia uma cerimónia de entrega de medalhas ao estilo dos Jogos Olímpicos, onde o terceiro classificado recebia uma medalha de bronze, o segundo uma medalha de prata e o primeiro uma medalha de ouro e um troféu, enquanto o hino nacional do país do vencedor era tocado. Por fim os três concorrentes davam uma volta à pista com as bandeiras dos seus países.Pelo que pude apurar, os doze concorrentes portugueses foram seleccionados através do Corpo Nacional de Escutas, sendo todos eles pertencentes a grupos de escuteiros da região de Lisboa.

Paulo Neto é conhecido pelas suas colaborações com outros blogs, e pelo livro que escreveu, de tempos em tempos colabora com este blog, e hoje foi mais uma das suas lembranças.








