Foi a primeira bebida “Cola” em Portugal, desaparecendo depois nos anos 80, esmagada pela concorrência. A Unicer deu a conhecer-nos os sabores Ginger Ale, Spur Cola e Água Tónica desta empresa canadiana.
A Canada Dry surgiu pela mente do farmacêutico John Janes McLauglhin, de Ontario, Canada, que desenvolveu nessa altura uma bebida gaseificada com sabor de gengibre, e em 1904 depois de vários anos a aperfeiçoar a sua fórmula, lançou-a com o nome de Canada Dry Ginger Ale. A empresa, que ficou conhecida também por ser a primeira a lançar refrigerantes em lata e também os sem açúcar, entrou em Portugal nos anos 60 e as suas garrafas eram bastantes populares entre os mais novos.
A versão Spur cola era a mais popular, mas existia quem gostasse muito da versão ginger ale. Aos poucos foi perdendo terreno para a Coca-Cola e Pepsi, que apareceram no nosso país no final dos anos 70.













Creio que as primeiras “colas” a aparecer em Portugal foram a Invicta Negra e a Invicta Cola, fabricadas nos anos 1950 pela CUFP, que também fabricava as cervejas Cristal e Super Bock. Em miúdo, eu era fã da Invicta Negra, da qual possivelmente já ninguém se lembra.