Continua a ser um jogo muito popular, mas hoje vai-se recordar como tudo começou, e como era viciante um jogo onde fazíamos coisas banais do dia a dia.
The Sims foi lançado pela Electronic Arts a 31 de Janeiro de 2000, virando rapidamente uma febre, tornando-se assim o principio de uma franquia de sucesso, com cerca de 200 Milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Nunca joguei este simulador de vida,por isso convidei uma pessoa que era muito fã do título, a Carina Pinto. Vamos então a mais um memórias dos outros:
Estávamos algures no ano 2000, e eu tinha acabado de ter o meu primeiro computador. Não conhecia muitos jogos para além dos que vinham em revistas ou aqueles que os colegas da minha mãe me arranjavam. Um dia estava eu no meu emprego, e quando vou à sala dos informáticos fazer uma pergunta qualquer, vejo uns bonequinhos, numa casa, a mexerem-se no computador.
– O que é isso? – perguntei sem rodeios!
– É um jogo novo, posso “emprestar-te” se quiseres.
Claro que queria, nem eu sabia quanto! Nessa noite cheguei a casa e depois de todos irem dormir coloquei o CD, devo certamente ter andando às cabeçadas para por aquilo a funcionar, porque naquela altura era sempre assim, ou faltavam as drivers da gráfica ou outra coisa qualquer, instalar um programa à primeira não era assim tão normal.
Quando voltei a olhar para o relógio eram seis da manhã. Numa altura que Portugal ainda estava a dar os primeiros passos na tecnologia, principalmente no que tocava ao utilizador doméstico, este foi um jogo que chegou e viciou.
Esta primeira versão do jogo vendeu mais de 16 milhões de cópias no mundo todo, teve sete packs de expansão e foram feitos variados packs e edições. O jogo era extremamente avançado para a altura, e apesar de ter sido criado como um jogo de arquitetura, o que nos chegou foi na verdade um jogo de simulação da vida real, onde o que conta na verdade são os bonequinhos que hoje todos conhecemos como Sims.
Finalmente deixavam-nos criar os nossos Sims (honestamente até me custa lembrar de quando isso não era assim), no The Sims 3 em 2009, tendo sido a grande revolução desta versão do jogo. Não só a nível físico mas também a personalidade eram pela primeira vez únicas para cada Sim. Actualmente estamos no The Sims 4 e foi lançado em 2014.

1 Comment
Ainda tenho o jogo guardado! Fiquei fã e acabei por comprar o Sims 2 e todas os extras que lançaram 😉