A Borracha para apagar tinta de caneta, foi uma das maiores desilusões escolares, porque não fazia aquilo que queríamos.
Todos nós tivemos uma caneta destas, normalmente era da Pelikan, mais fina que as outras normais e com 2 cores, a vermelha/alaranjada para lápis (que ocupava maior parte da borracha) e uma pequena parte a azul, que supostamente daria para apagar a tinta da caneta.
Todo o rapaz ficou contente com isto, era comum termos cadernos todos riscados de erros e com algum mau aspecto, e esperávamos assim melhorar o aspecto. Na verdade ficávamos com algo que parecia uma rede, isto quando não tentávamos (porque alguém dizia que resultava) molhar um pouco a parte azul, que ajudaria a apagar a tinta.
Todos nós tentámos entusiasmados utilizá-la, mas o resultado final era um papel todo rasgado e destruído, obrigando-nos a repetir tudo de novo, quando no fundo bastava apenas riscar aquele erro.
Mais tarde aprendi que em outro tipo de papel, como cartolina, a coisa resulta mesmo, e que esta borracha é também utilizada por alguns informáticos, para a limpeza de PC’s e coisas internas. Em todo o caso foi um dos objectos que mais nos marcou na escola e na infância, até mais tarde ser substituída pela “chique” caneta correctora.