Hoje recordo mais um daqueles desenhos animados surreais, que divertiram as crianças da década de 80 e 70.
A formiga Ferdy já existia em livros, criada pelo autor Checo Ondrej Sekor na década de 30, mas foi só em 1984 que alguém decidiu transpor a personagem para o pequeno ecrã, numa parceria entre Ingleses e Checos através da European Cartoon Production. A RTP transmitiu este desenho animado em 1985, na sua versão Alemã (que ajudava a que ficasse ainda mais surreal) com legendas em Português, tendo sido repetida por diversas vezes ao longo dos anos.
A Formiga Ferdy vivia num vale com os seus amigos, o seu cão Snuffer, o TollPatsch, a joaninha Gwendoline (a sua grande paixão), o Caracol Oscar, a aranha Arambula, entre outros. Ela era uma formiga aventureira e que gostava sempre de tocar a sua viola, para assim apimentar as suas aventuras com alguma música.
Chegou a haver uma segunda série em 1996 (que também foi transmitida por cá, desta vez dobrado), mas que não teve o mesmo impacto. Não que a primeira tenha sido um desenho animado de grande sucesso, mas há muitos que se recordam bem das aventuras desta formiga.
2 Comments
gosto muito dos desenhos animados da década de 80 e 90. tenho pena que a formiga ferdy não se encontre emdvd e legendado em português
Lembro-me deste desenho animado mas não sabia o nome. Por acaso agora encontrei. Se não estou confundido no primeiro episódio é arrastada pelo rio e perde-se. O que sempre me causou alguma tristeza.