Quantos dos que estão a ler isto não receberam como prenda um dos livros da Anita? Desde os anos 60 que são uma prenda comum para os mais novos (principalmente para as meninas) e continuam a ser publicados até aos dias de hoje, mesmo já não tendo o apelo de outrora. Um mundo simples e inocente, tentando mostrar a pureza do mundo aos olhos de uma criança.
Gilbert Delahaeye escrevia os textos que eram ilustrados de forma fantástica por Marcel Marlier, começando em 1954 com o livro Anita na Quinta, e no mesmo ano o Anita aprende a ler. Após a morte de Gilbert (em 1977), o seu filho Jean-Louis continuou o legado, escrevendo as aventuras desta petiz. que tinha o nome original de Martine.
A editora Verbo foi a responsável pela publicação destes livros, tanto em Portugal como no Brasil. Chegou a Portugal em 1965, rapidamente se tornou um sucesso e começou a ser uma prenda comum que as Avós ou Tias compravam para as meninas mais novas da família (e por vezes aos rapazes também).
Anita tem uns 5 ou 7 anos, e os títulos dos livros mostram as “aventuras” que alguém daquela idade pode ter, desde uma ida à quinta, ter aulas no Ballet ou até andar num balão. Também apareciam coisas “básicas”, como o aprender a ler, o ir à escola, o estar com um burrito, basicamente tudo servia para escrever um livro. Anita estava quase sempre acompanhada pelo seu cão Pantufa, e por vezes pelo seu irmão.
Os textos nunca eram muito longos, serviam apenas de suporte para as magníficas ilustrações de Marcel. e era isso que “contava” a história. Chegaram-me a oferecer 2 livros disto, mas isto realmente era mais para menina e nada daquilo me prendeu muito. Ainda hoje podemos encontrar estes livros à venda e aposto que muita Avó continua a comprar para oferecer à sua netinha.
O maior problema é que, apesar de isto retratar a pureza com que as crianças encaram o mundo, aquilo tudo ficou muito preso noutros tempos, é demasiado inocente e castiço para os dias de hoje, as coisas já não são assim tão surpreendentes ou básicas. Mesmo assim continua a ser editado e alvo de procura, logo há crianças ainda fascinadas com o mundo da Anita. Hoje em dia decidiram adoptar por cá o nome Martine.

4 Comments
Exatamente, agora chamam-na de Martine e só ao ler as linhas percebi o porquê de chamarem esse nome.
Continua a postar que eu continuo a ler, pese a falta de comentários.
Abraço.
♥️🌹
Sim, sou desse tempo, tive varios livros da Anita e como tido um que era "Um dia na praia" e deixei de ter a minha filha encontrou-o, e ofereceu-me :-). Adorava esses livros. Abraço
Tinha a coleção toda! Ainda a tenho. Ao longo dos anos tenho vindo a adquirir os novos títulos que saíram ainda com o nome de Anita. Acho que não falhei nenhum. Enfim, a leitura que perdura a infância…