… Destes Rebuçados
30/06/2020
… da série Árvore dos Patafúrdios
11/08/2020

… do concurso do Hugo

Um dos concursos de maior sucesso dos anos 90, todos queríamos telefonar e participar, para podermos comandar este pequeno herói.
 

 

O Hugo era um concurso interactivo que tinha a sua origem na Dinamarca, país onde se estreou no começo da década de 90, que consistia em pessoas ligarem para o programa e jogarem o mesmo com as teclas do seu telefone. O jogo tinha o nosso herói a tentar salvar a sua família das garras da bruxa Maldiva, que os tinha presos na Caverna das Caveiras na Hugolândia

 

 
A produção estava a cargo da Costa do Castelo, com direcção de Paulo Trancoso e António Luís Campos, a dobragem a cargo de Paulo Coelho, com os textos de Mário Botequilha e Pedro Castro. O programa tinha uma toada leve e os seus apresentadores ajudavam a manter o jogo num tom jovial e divertido, eles tinham um à vontade com os concorrentes e mais tarde brincavam com o próprio boneco, isto num programa que era transmitido em directo.
 
Pedro Pinto e Alexandra Cruz (Xana), foram os primeiros apresentadores de um programa que se mantinha sempre fresco, com novos jogos e cenários reformulados que ajudavam a que não se perdesse o interesse pelo jogo. Antes do programa passar para o Canal 1, sai Pedro Pinto e entra Fernando Martins, que continua a apresentá-lo quando este muda de canal, e tem a companhia de uma nova apresentadora, a Joana Seixas, que substituía a Xana.
 
O participante começava com uma pequena conversa com o apresentador. Este explicava as regras do jogo: e para começar, o participante tinha que carregar na tecla 5. O Hugo andava sozinho; o controlo incidia sobre as direcções e movimentos que este fazia. Normalmente o código era: tecla 4 para salto à esquerda, tecla 6 para salto à direita, tecla 2 para salto, tecla 8, para agachamento e, tecla 0 para consulta de mapa, quando o caminho do jogo tinha várias direcções possíveis. Dependendo do nível, só estavam disponíveis alguns movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *