Um daqueles jogos que dava quase sempre em discussão, mas que muito nos divertia.
Nos anos 70 e 80, muita criança recebeu de algum adulto o jogo Mikado, um conjunto de varetas de plástico afiadas que no calor do momento, e na mão de um mau perdedor, podia ajudar a furar o olho de alguém. Hoje era impensável darem algo do género.
Não ouvi nada sobre casos desses, o que também só abona à minha geração, brincávamos com coisas perigosas mas não nos aleijávamos por aí além. O jogo tem séculos de existência, e na década de 80 estava em grande, sendo que a Majora lançava para o mercado uma versão multicolorida de varetas de plástico, e uma versão mais adulta, com varetas de madeira e riscas coloridas.
O jogo consiste em várias varetas de cerca de 20 cm, podendo ser jogado por 2 ou mais jogadores (normalmente 4), e que consiste em atirar as varetas todas para uma superfície sólida de modo a que elas ficassem amontoadas em cima umas das outras, e que obrigasse a uma ginástica mental, e física, para que retirasse uma vareta sem fazer mexer as outras. Quase sempre jogava-se no chão, algo que ainda nos divertia ainda mais.
As varetas tinham diversas cores, e cada uma correspondia a um certo número de pontos. Existia uma Branca (MIkado) que era a mais valiosa, 20 pontos, havia 5 Amarelas (Mandarin) que valiam 10 pontos, 5 Azuis (Bonzen) que valiam 5 pontos, 15 Verdes (Samurai) que valiam 3 pontos e 15 Vermelhas (Kuli) que valiam 2 pontos. O jogo foi um dos mais vendidos pela Majora, assim como no Brasil era dos mais vendidos pela Estrela, que produzia o jogo desde 1961 renovando sempre o seu aspecto visual, mesmo com a concorrência de marcas mais baratas que fazem várias versões deste mesmo jogo.
Divertia-me muito a jogar isto com os meus primos na casa da minha avó, o chão de cimento era o ideal para agarrar nas varetas e passarmos ali uns bons momentos.

1 Comment
Sim, lembro muito, porem no Brasil nao tinha (e nem poderia ter) esse nome, era algo como "Varetas", coisa assim. Esse nome "Mikado" seria confundido aqui com "micado". Ora pois… algo micado eh algo com problemas, algo defeituoso, que nao presta. O nome vem de "mico", aquele macaco pequenininho que existe no Brasil.