Um programa mítico, que nos deu a conhecer tudo sobre a agricultura, apresentado por uma personagem carismática que todos aprendemos a adorar.
O TV Rural foi um daqueles programas que marcou gerações de Portugueses, mais que não fosse por ser aquele que ficávamos a ver enquanto esperávamos que começassem os desenhos animados. Muita criança ficou a saber termos agrícolas e como cuidar de uma colheita ao ver este programa.
Foi dos primeiros programas da RTP, e também um dos que teve vida mais longa (até mesmo na Europa) com mais de 30 anos de antena (entre 6 de Dezembro de 1960 e 15 Setembro de 1990). Na apresentação tínhamos uma personalidade simples mas carismática, o Engenheiro Sousa Veloso. Foi idealizado pelo ministério da Agricultura (onde o engenheiro trabalhava), procurando dar a conhecer ao público tudo relacionado com a agricultura, os problemas e nuances deste sector, acabando também por ser uma ferramenta útil para o próprio agricultor, com conselhos úteis e notícias sobre o que de novo se fazia nesta área.
Foram mais de 1500 emissões, em que o carismático apresentador viajava por todo o País, falando-nos de locais tão distintos como uma simples quinta, ou uma qualquer convenção agrícola ou feira internacional. Por mais de três décadas podemos assim saber qual a melhor forma de combater o Oídio, ou como preservar milho durante muito tempo, entre outras coisas. O programa teve vários horários na televisão estatal, mas para o fim dava ao Domingo de manhã, logo antes dos desenhos animados, deixando muitas crianças ansiosas para que o programa terminasse, para poderem ver as aventuras das suas personagens favoritas.
O apresentador parecia-nos castiço, um qualquer agricultor de uma aldeia, ali com sobrancelhas bem grossas, umas patilhas bem alinhadas e uma voz que nos cativava pela sua simpatia e sabedoria. Mostrava que sabia do que falava, e todos adorávamos a sua despedida padrão “senhores tele-espectadores despeço-me com amizade até ao próximo programa“. Até a música do genérico era-nos querida, ela foi mudando ao longo dos anos, mas durante muito tempo era um clássico do Folclore Português “A Tirana”.