Tenho boas memórias afectivas deste desenho animado, apesar de ter visto poucos episódios. Foi mais um produto dos anos 80, que capitalizava a febre sobre a Austrália que se deu a dada altura em todo o planeta.
Uma produção da Televisão Pública Espanhola, a TVE, Mofli foi produzido em 1986, tendo sido feitos 13 episódios que foram transmitidos pela RTP na segunda metade dos anos 80, aos Sábados de manhã numa versão dobrada em Português. Tinham sido encomendados 26 episódios, mas a fraca qualidade da animação fez com que o canal espanhol reduzisse a sua duração, isto apesar de algum sucesso do programa entre os mais novos.
Lembro-me de apanhar isto na versão espanhola, na TVE numas férias em Penamacor, Castelo Branco, e algum tempo mais tarde no programa Juventude e Família no canal 1. Do que me recordo, ele próprio escapava dos perigos de uma forma simples e sem muito esforço, e ficando ali sempre na sua vidinha com um ar fofo e sereno
A ideia que tinha era que tudo se centrava em torno de um pequeno Koala que vivia isolado numa reserva, protegido de pessoas que queriam raptar o animal a qualquer custo.
Mais do que qualquer outro koala dos outros desenhos animados, este tinha um ar super fofo e meigo, sempre muito pachorrento e abraçado à sua árvore ou à sua melhor amiga humana. Pelo que li na Wikipedia, a acção desenrolava-se no começo do século XXI, numa pequena povoação da Austrália onde se encontrava o último espécime vivo desta espécie Australiana. Logicamente que isso atraiu a atenção de caçadores e homens de negócio duvidosos que queriam lucrar com este pequeno animal.
Um dono de um circo, um milionário excêntrico e sua neta, um caçador, exploradores, tudo tentava chegar perto do pequeno koala, que contava com a ajuda de Corina, uma menina que sabia o caminho secreto para a localização de Mofli e o ajudava contra todos estes perigos.
Foram também editados diversos vhs, com outra dobragem, e chegou a ser repetido anos depois na RTP.