Quem nunca fingiu fumar com um destes? Parecíamos todos mais cool, com mais estilo. Mas eram outros tempos.
O tempo do politicamente incorrecto, onde era possível colocar uma criança a fingir que fuma num pacote de cigarrinhos de chocolate, para aliciar a sua compra.
Nos anos 70 ainda era considerado chique fumar, era ver os homens um pouco por todo o Mundo (Portugal e Brasil não foram excepção) a fumar em cadeia. Foi por isso normal que ninguém levasse a mal quando alguém se lembrou de colocar no mercado uns cigarrinhos de chocolate de leite, para qualquer criança poder imitar o seu pai (e quem não gostava de fazer isso?) mas em vez de colocar um cigarro na boca, podia então “deliciar-se com este pedaço de chocolate enrolado e fingir que fumava. As aspas são por causa da qualidade deste chocolate, que não era da melhor.
No Inverno lembro-me de tudo fingir que soprava o fumo deste “tabaco”, usando a condensação do hálito que o ar frio permitia, o que nos fazia ter mais pinta. Era comum ficarmos com este cigarro na boca quase até o chocolate derreter, só para o estilo, e só depois é que comíamos. A marca PAN foi uma das mais populares, com as suas embalagens com um menino negro e outro branco a darem um ar de fumantes e a entusiasmarem-nos a usá-lo daquela forma.
Curiosamente nem todos os que andavam com isto viravam fumadores, provando por isso que o politicamente incorrecto dos anos 70 e 80 não era assim tão descabido, dependia um pouco da educação e do bom senso incutido em nós pelos nossos progenitores.
1 Comment
Com esses e com caruma à lareira